Entendendo a Traição

Atualizado: 31 de jan.

O tema traição virou um dos mais pedidos para eu falar nos últimos tempos e vou responder

quatro perguntas é muito frequente e comum sobre este tema



Mas antes deixa eu quero falar e deixar bem claro algumas coisas:


1.º Vamos falar sobre responsabilidade eu não vou falar de culpa ou de culpados

2.º É muito comum quando a gente fala desse assunto é um se colocar no papel da vítima o outro se colocar no papel do culpado ou de acusador que geralmente é a pessoa traída.


E nesse lugar de vítima ou culpado a gente não consegue encontrar solução nem para esse relacionamento e nem para relacionamentos futuros e aí a tendência é repetir este padrão porque fica nesse movimento de culpa, acusado e vítima.


Para qualquer solução que queira na vida precisa assumir uma postura madura e adulta, mas se estiver na postura de acusador ou vítima não há solução. Precisamos ter uma postura de responsabilidade e ficar com a parte que nos compete e devolver para o outro a parte que é dele e desse lugar e nessa postura conseguimos encontrar solução e é possível não levar isso adiante.


Após essa introdução, irá entender melhor esse tema Traição:


1.ª Pergunta: O que leva uma pessoa a trair?


Quem trai tudo que quer é ser visto pela pessoa que está traindo, por isso sempre acaba sendo descoberta, tudo que ela quer é a atenção da pessoa que está traindo.


Um relacionamento é uma troca entre duas pessoas e para isso é preciso que ambos olhem para essa relação com o mesmo carinho, atenção e respeito que um relacionamento saudável exige, e compreender que ela faz parte da vida e que precisa manutenção e cuidado.


O que difere uma amizade de um relacionamento amoroso é a intimidade, proximidade entre o casal e a forma que se estabelece essa conexão de companheirismo podendo, ser assistindo um filme, jantando juntos sem ser falar de filhos, trabalho e problemas, além do sexo, que pode ou não compor essa intimidade, mas que é necessária em muitos relacionamentos.


Se houver essa troca na relação não tem porque o outro olhar para fora. Para ficar mais fácil vou exemplificar:


Exemplo 1. Um homem que só olha para o trabalho e só tem isso como prioridade, ele passa a se relacionar com esse trabalho intimamente olhando o tempo inteiro ele é um workaholic e é a sua prioridade, nada mais importa.


O lugar dele, nesse relacionamento, fica vago e liberado.

Essa mulher fica olhando para o relacionamento, sozinha e não tem ninguém ocupando o outro lugar. Para existir um relacionamento é preciso no mínimo de duas pessoas envolvidas e dispostas a se dedicar, caso contrário não tem um relacionamento é nessa hora que começa a busca por alguém, que preencha esse lugar, ela olha e procura pelo marido, mas ele não está disponível para essa relação que ele substituiu pelo trabalho.


Mas essa mulher que tem necessidade de atenção, tem carência afetiva que esse marido ausente na relação não está disponível para dar e se abre uma possibilidade de traição, visto que muitas vezes não há forças para terminar essa relação e ela ocupa o lugar de atenção de intimidade de carinho de afeto com um terceiro.


Exemplo 2: Vamos mudar um cenário um para dar mais um exemplo do que pode acontecer no caso de traição:


Uma mulher engravida e ela passa a só olhar o filho e esse homem ainda olha para esse relacionamento e a mulher olha para o bebê, ele compreende que vai demorar um tempo para mulher voltar olhar para ele, mas a criança cresce e já se passou cinco anos e o marido esperando essa mulher olhar para esse relacionamento, mas ela se está indisponível, só está disponível para o relacionamento com o filho que supre todas as necessidades dela, nesta relação com filho.

O marido só está, mas ele não é mais uma prioridade para a mulher e a vaga da esposa está livre. Então as necessidades dele de carinho de atenção vão ser supridas por uma terceira pessoa e muitas vezes ele não tem forças para se separar dessa mulher e não quer separar do filho então ele acabada traindo a esposa.


P.S.: Já conheci muitos casos principalmente de gerações anteriores a minha em que a mulher aceita a traição porque assim essa terceira pessoa substituiria aquilo que ela não está disponível a oferecer para aquela relação e para ela está tudo bem porque o marido continua trazendo o alimento, ele continua dando atenção, carinho dentro dos limites que ela mesmo impôs para o relacionamento deles e está tudo certo para ela porque o que ela não quer dar para ele como esposa tem outra pessoa fazendo e aqui estamos olhando sem julgamento, apenas observando um movimento possível só nos cabe respeitar.


Indico para vocês dois filmes muito bons para observar e ilustrar o que estamos falando aqui:


  1. As pontes de Madison

  2. A Última Carta de Amor


Neles vocês podem ver como acontece uma indisponibilidade, a necessidade de atenção até que alguém oferece isso e como é difícil julgar.


2.ª Pergunta: Quando a traição tem perdão?


Só é possível dar continuidade a uma relação após a traição, quando ambas as partes estiverem dispostas a resgatar esse relacionamento e se os dois estiverem interessados em olhar para essa relação de forma adulta e madura, e assumirem suas responsabilidades diante do ocorrido e estarem disponíveis um para o outro e olharem para esse relacionamento. Nesse caso sim é possível resgatar essa relação.


3.º Pergunta: O que fazer com uma pessoa que te traiu?


Se uma das partes não tiver em condição de lidar, aprender e crescer com tudo que aconteceu,se não tiver mais amor e respeito para seguir em frente, é melhor liberar o outro e a si para serem felizes seguindo seus caminhos separados para encontrarem um novo relacionamento que estejam verdadeiramente disponíveis.


4.º Pergunta: É verdade que quem trai uma vez trai sempre?


Não é verdade, mas é possível que sim. Muitas vezes quem traiu está em lealdade aos antepassados repetindo ou até compensando o sistema familiar em amor cego e necessidade de pertencimento. Mas em outros casos quem trai só não estava disponível para esta relação com essa pessoa, mas pode ser que esteja e fique disponível para uma outra relação, com outra pessoa e não ocorra a traição.


Espero ter ajudado.

Deixe seu ❤️ e comente.


Toda segunda um novo conteúdo aqui no blog e no canal do Youtube para você.


Namastê!!!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo